Translate

Quem é Virgílio Lagrimante?


 Virgílio Ederson Lagrimante, 63 anos, pai de três filhos. Sua trajetória de vida foi de muita luta e determinação. Mineiro de Juiz de Fora, chegou ao Rio de Janeiro criança. Infância pobre, criado na Praça XI, aos 22 anos, foi líder estudantil do Calabouço no Aterro do Flamengo. Aos 30 anos fundou com o Senador Aarão Steinbruch, o PASART, sendo Secretário Geral, em 1985 foi candidato a Vice-Prefeito da cidade do Rio de Janeiro na chapa do Senador Aarão, sendo Saturnino Braga, pelo PDT, o vencedor do pleito eleitoral. Em 1986 também concorreu como vice-governador com Aarão ao governo do Estado do Rio, na oportunidade Moreira Franco foi o vencedor. Ainda em 86, Virgílio ganha o Título de Comendador Cônsul do Estado do Rio de Janeiro, concedido pelo Presidente José Sarney. No final deste ano, a pedido do Governador eleito Moreira Franco, Virgílio Lagrimante vem para o município de Casimiro de Abreu e assume a Secretaria Municipal de Agricultura no governo Nasin (PMDB); em 1988, foi convidado pelo prefeito eleito Célio Sarzedas para assumir o cargo de assessor da Secretaria de Turismo de Casimiro de Abreu. Nesse mesmo ano, passa a assumir como comissário de menores e membro do Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri, em Casimiro.
No ano de 1990, deu início dentro do gabinete do prefeito Célio Sarzedas ao processo de Emancipação do 3º distrito de Rio das Ostras, juntamente com José Mauro e Paulo Pinheiro, publicado no Diário Oficial da época.
Em 1991, disputou a eleição para prefeito de Rio das Ostras, pleito este ganho por Cláudio Ribeiro. Neste ano recebe três moções de aplausos por relevantes serviços à comunidade e um título de Cidadão Casimirense. Ainda em 91, Virgílio Lagrimante após eleições para prefeito, funda, por ser da categoria, o Sindicato dos Empregados no Comércio em Geral, Hotéis, similares de Rio das Ostras com abrangência em Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Armação dos Búzios. Disputando no período de uma década, quatro eleições, sendo a mais difícil a de 1998, mantendo-se no cargo até hoje.
Em 1991, também foi diretor social do Lions Clube de Rio das Ostras; em 94, presidente.
Em 1998 foi indicado, nomeado e empossado Juiz do Tribunal Classista, na qualidade de juiz substituto. Em 1999 foi nomeado juiz titular da Vara do Trabalho de Macaé Classista, neste mesmo ano, é eleito como presidente da Comissão de Emprego e Renda de Rio das Ostras. Ainda em 99, Virgílio Lagrimante vai à São Paulo e, é eleito presidente do Movimento Único dos Trabalhadores – MUT.
No início do ano 2000, foi eleito como terceiro vice-presidente da Federação Nacional dos Empregados no Comércio Hoteleiro, cargo que ocupa até o presente momento.
Em 2001, convidado pelo juiz do trabalho, Antônio Baptista Correia Moreira, ingressa como juiz do Tribunal Arbitral, fundamentada pela Lei 9307/96.
A disputa para o cargo de juiz presidente foi muito difícil, pois para ocupar uma das oito vagas, existiam 550 candidatos, e Virgílio Lagrimante obteve a quinta colocação, atuando nas varas Cível e Trabalhista.

Em 2004, Virgílio é escolhido pelos trabalhadores, através da Lei 9958/2000, como presidente da Comissão de Conciliação Prévia Trabalhista, cargo ocupado ainda hoje. Em 2006 recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Silva Jardim, por relevantes serviços aos trabalhadores do município, indicação feita pelo vereador Selmo de Sá. No ano de 2010, a Central da Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro, presidida por Francisco Dal Pra, indica o sindicalista para o cargo de Secretário Geral da Força Sindical para as regiões dos Lagos, Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Em 2011, Virgílio Lagrimante, a pedido do presidente da Central da Força Sindical do estado do Rio de Janeiro, Dal Pra, realiza o I Encontro das Lideranças Sindicais, e, em seguida também a I Oficina de Formação Política Sindical, com a presença de sindicalistas de todo o estado do Rio de Janeiro. Em 14 de abril, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, através de indicação do, até então, deputado estadual Sabino (Hoje atua como Prefeito de Rio das Ostras), recebeu Moção de Congratulação e aplausos por contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento e reconhecimento do município de Rio das Ostras.


Virgílio Lagrimante
 é candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro pelo Partido Social Democrático.
Número: 5515
Nome para urna: Virgílio Lagrimante
Cargo a que concorre: Deputado Federal
Estado: Rio de Janeiro
Partido: Partido Social Democrático
Coligação: PMDB - PP - PSC - PSD - PTB (PMDB / PP / PSC / PSD / PTB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário